Fundo:
Fabio Szwarcwald
Título:
[Fotografias do primeiro encontro projeto de pesquisa Paulo Freire, arte contemporânea e educação]
Data e Local:
01/04/2019, Rio de janeiro, Brasil.
Espécie Documental:
Fotografia
Condições de Acesso:
Não Restrito
Cromia:
COR
Formato:
Pdf
Apoio / Realização:
Ameav.
Curador:
Curadoria: Gleyce Kelly.
Descrição de Conteúdo:
Anos 1970 na América Latina: contexto político, desenvolvimentismo e a questão da participação na arte.
Debate do texto: FREIRE, Paulo. Ação Cultural para Liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1981.
Participantes:
Debatedores: Rosemeri Maria da Conceição, Natalia Nichols, Érika Lemos Pereira
Biografia:
O grupo de estudos “Paulo Freire, Arte Contemporânea e Educação: influências e traduções” pretende dar lugar a um processo contínuo de investigação sobre o legado político e pedagógico de Paulo Freire nas práticas de educadores, artistas e curadores na contemporaneidade.
Tem como objetivo a leitura dirigida e o debate de textos fundamentais, com a finalidade de mapear como as dimensões políticas e poéticas do pensamento do autor são a base para um conjunto de trabalhos e reflexões, produzidos nas intersecções entre arte e educação no Brasil e no mundo.
Como o pensamento de Paulo Freire vem sendo apropriado e atualizado pelo campo da arte contemporânea?
Nos interessa, neste projeto, olhar de forma mais aprofundada para aquilo que chamamos de influências – que é o uso e apropriação que esses agentes do campo da arte fazem desse pensamento. Como Paulo Freire é mobilizado e corrobora com as produções em arte e curadoria. E as traduções, que é olhar para como esse pensamento é ressignificado, de acordo com diferentes contextos e temporalidades, produzindo novos métodos e modos de pensar e criar, com base na pedagogia crítica.
Acreditamos ainda que seja relevante questionar em que medida, ter artistas e curadores trabalhando com Paulo Freire, significa o estreitamento dos laços entre arte e educação? Se a educação também vem dialogando com as práticas artísticas, a partir das perspectivas oferecidas pela pedagogia crítica? Nesse sentido, é objetivo deste grupo reunir pessoas interessadas em estudar e debater de forma mais ampla um panorama de manifestações atuais (curadorias, exposições, etc.) e a produção de artistas contemporâneos que declaram e tomam partido da educação como seu fazer e da pedagogia de Paulo Freire como sua base.
Documento:
Original
Procedência / Forma de Aquisição:
Legado
Setor / Local:
Ensino
Número de Registro:
BREAVFS-0186
Analógico / Digital:
Digital
Suporte:
Eletrônico
Gestão:
Fabio Szwarcwald
Série:
Ensino
Subsérie:
Projeto de pesquisa Paulo Freire, arte contemporânea e educação
URI:
http://acervo.memorialage.com.br/xmlui/handle/123456789/14468