[Fotografias da atividade “Laboratório de inventos”, Descolônia, Parquinho Lage, com Professores: Marrytsa Melo e Filipe Machado] Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Fundo: Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Título: [Fotografias da atividade “Laboratório de inventos”, Descolônia, Parquinho Lage, com Professores: Marrytsa Melo e Filipe Machado]

Data e Local: 13/01 a 16/01/2020, Rio de Janeiro, Brasil

Espécie Documental: Fotografia

Condições de Acesso: Não Restrito

Crédito: Fotos: Ismael Silva

Cromia: COR

Formato: pdf

Apoio / Realização: Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, AMEAV, EAV

Curador: Supervisora de Ensino do Parquinho Lage: Luana Vieira Gonçalves. Assistente de Ensino do Parquinho Lage: Ismael Silva

Descrição de Conteúdo: O que podemos inventar na floresta? Com experiências pelo espaço verde do parque vamos desvendar, brincar e criar com as possibilidades milenares da floresta. Com sua diversidade de seres e elementos, entre o movimento das folhas, sementes e galhos, as crianças experimentarão dispositivos sensíveis e criativos, olhando de forma ampliada para a arte, a ciência, o meio ambiente e a tecnologia. As atividades exploram o fazer criativo em diferentes vivências que alimentam a imaginação e a ação dentro do universo individual e coletivo das crianças.

Participantes: Professores: Marrytsa Melo e Filipe Machado

Biografia: Em janeiro e julho o parquinho lage propõe uma programação de férias com experiências artísticas em meio à escola de arte, no tradicional palacete, expandindo a escola para a floresta. Realiza atividades lúdicas em torno de práticas artísticas contemporâneas e de matrizes tradicionais de conhecimento. Em vez de apresentar o mundo e como ele funciona, convidamos as crianças a imaginá-lo, a realizarem o mundo que sonham. O uso do nome Descolônia foi uma maneira de repensar formas de realizar colônias de férias e aproximar as crianças da nossa forma de trabalhar, que suscita mais perguntas que respostas. Propomos questionar a forma como a estrutura colonial molda as noções daquilo que é cultura, arte e, principalmente, daquilo que é conhecimento. Entendemos que o compromisso de uma escola é também fugir dos lugares seguros, questionar. Nesta edição perguntamos: o que é movimento? Imagem, som, gesto, dança, brincar, caminhar, pensar, transformar, imaginar…

Documento: Original

Procedência / Forma de Aquisição: Legado

Setor / Local: Ensino

Número de Registro: BREAVSEC-0020

Suporte: Eletrônico

Gestão: Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Série: Ensino

Subsérie: Parquinho lage

URI: http://acervo.memorialage.com.br/xmlui/handle/123456789/14637

Fotografia
Modos de visualização:
Navegação:
Ir à página: