[Fotografias da atividade “Argila na floresta”, Descolônia, Parquinho Lage, com Professoras: Fernanda Zerbini e Zoè Gruni] Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Fundo: Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Título: [Fotografias da atividade “Argila na floresta”, Descolônia, Parquinho Lage, com Professoras: Fernanda Zerbini e Zoè Gruni]

Data e Local: 27/01 a 30/01/2020, Rio de Janeiro, Brasil

Espécie Documental: Fotografia

Condições de Acesso: Não Restrito

Crédito: Fotos: Ismael Silva

Cromia: COR

Formato: pdf

Apoio / Realização: Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, AMEAV, EAV

Curador: Supervisora de Ensino do Parquinho Lage: Luana Vieira Gonçalves. Assistente de Ensino do Parquinho Lage: Ismael Silva

Descrição de Conteúdo: Nessa Descolônia de férias o curso Oficina de argila se une ao curso Arte brasileira. Vamos trabalhar o movimento, através de explorações sensoriais e experiências pela floresta. Na física “movimento” é a mudança de posição de um corpo em relação ao tempo. Na arte o movimento também pode acontecer pela transformação da matéria. Envolvendo descobertas entre a magia e o mistério, iremos investigar caminhos possíveis, criar instalações espontâneas, objetos esculturinhas, com a coleta e composições de materiais cheios de vida. Vamos brincar, observar, e entrar em contato com a argila em uma relação lúdica e livre entre as crianças e os elementos da natureza.

Biografia: Em janeiro e julho o parquinho lage propõe uma programação de férias com experiências artísticas em meio à escola de arte, no tradicional palacete, expandindo a escola para a floresta. Realiza atividades lúdicas em torno de práticas artísticas contemporâneas e de matrizes tradicionais de conhecimento. Em vez de apresentar o mundo e como ele funciona, convidamos as crianças a imaginá-lo, a realizarem o mundo que sonham. O uso do nome Descolônia foi uma maneira de repensar formas de realizar colônias de férias e aproximar as crianças da nossa forma de trabalhar, que suscita mais perguntas que respostas. Propomos questionar a forma como a estrutura colonial molda as noções daquilo que é cultura, arte e, principalmente, daquilo que é conhecimento. Entendemos que o compromisso de uma escola é também fugir dos lugares seguros, questionar. Nesta edição perguntamos: o que é movimento? Imagem, som, gesto, dança, brincar, caminhar, pensar, transformar, imaginar…

Documento: Original

Procedência / Forma de Aquisição: Legado

Setor / Local: Ensino

Número de Registro: BREAVSEC-0019

Suporte: Eletrônico

Gestão: Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Série: Ensino

Subsérie: Parquinho lage

URI: http://acervo.memorialage.com.br/xmlui/handle/123456789/14636

Fotografia
Modos de visualização:
Navegação:
Ir à página: