[Fotografias da atividade 'Foto-transformação: fotografia em movimento', Descolônia, Parquinho Lage, com professores Alexis Zelesnky e Luana Vieira Gonçalves] Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Fundo: Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Título: [Fotografias da atividade 'Foto-transformação: fotografia em movimento', Descolônia, Parquinho Lage, com professores Alexis Zelesnky e Luana Vieira Gonçalves]

Data e Local: 06/01 a 09/01/2020, Rio de Janeiro, Brasil

Espécie Documental: Fotografia

Condições de Acesso: Não Restrito

Cromia: COR

Formato: pdf

Técnica: Fotos:Renan Lima e Ismael Silva

Indexação: Descolônia, Férias, Parquinho Lage, atividade infantil, crianças

Apoio / Realização: Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa; AMEAV; EAV

Curador: Supervisora de Ensino do Parquinho Lage: Luana Vieira Gonçalves. Assistente de Ensino do Parquinho Lage: Ismael Gonçalves Silva.

Descrição de Conteúdo: Nesta edição da Descolônia o curso Criação de documentário convida as crianças para brincar entre imagens estáticas e em movimento. Através da inspiração em trabalhos de artistas como Douglas Soares, Rafael BQueer, Patrick Willcocq, Ventura Profana, Salvador Dalí e Man Ray, vamos criar imagens onde seja possível inventar e transformar realidades. Durante as aulas vamos criar cenários imaginários e movimentá-los entre fotografias e vídeo.

Participantes: Professores: Alexis Zelesnky e Luana Vieira Gonçalves Assistente de Ensino do Parquinho Lage: Ismael Gonçalves Silva

Biografia: Em janeiro e julho o parquinho lage propõe uma programação de férias com experiências artísticas em meio à escola de arte, no tradicional palacete, expandindo a escola para a floresta. Realiza atividades lúdicas em torno de práticas artísticas contemporâneas e de matrizes tradicionais de conhecimento. Em vez de apresentar o mundo e como ele funciona, convidamos as crianças a imaginá-lo, a realizarem o mundo que sonham. O uso do nome Descolônia foi uma maneira de repensar formas de realizar colônias de férias e aproximar as crianças da nossa forma de trabalhar, que suscita mais perguntas que respostas. Propomos questionar a forma como a estrutura colonial molda as noções daquilo que é cultura, arte e, principalmente, daquilo que é conhecimento. Entendemos que o compromisso de uma escola é também fugir dos lugares seguros, questionar. Nesta edição perguntamos: o que é movimento? Imagem, som, gesto, dança, brincar, caminhar, pensar, transformar, imaginar…

Documento: Original

Procedência / Forma de Aquisição: Legado

Setor / Local: Ensino

Número de Registro: BREAVSEC-0001

Analógico / Digital: Digital

Suporte: Eletrônico

Gestão: Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Série: Ensino

Subsérie: Parquinho lage

URI: http://acervo.memorialage.com.br/xmlui/handle/123456789/14615

Fotografia
Modos de visualização:
Navegação:
Ir à página: