[Fotografias do primeiro encontro projeto de pesquisa Paulo Freire, arte contemporânea e educação] Fabio Szwarcwald.

Fundo: Fabio Szwarcwald

Título: [Fotografias do primeiro encontro projeto de pesquisa Paulo Freire, arte contemporânea e educação]

Data e Local: 01/04/2019, Rio de janeiro, Brasil.

Espécie Documental: Fotografia

Condições de Acesso: Não Restrito

Cromia: COR

Formato: Pdf

Apoio / Realização: Ameav.

Curador: Curadoria: Gleyce Kelly.

Descrição de Conteúdo: Anos 1970 na América Latina: contexto político, desenvolvimentismo e a questão da participação na arte. Debate do texto: FREIRE, Paulo. Ação Cultural para Liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1981.

Participantes: Debatedores: Rosemeri Maria da Conceição, Natalia Nichols, Érika Lemos Pereira

Biografia: O grupo de estudos “Paulo Freire, Arte Contemporânea e Educação: influências e traduções” pretende dar lugar a um processo contínuo de investigação sobre o legado político e pedagógico de Paulo Freire nas práticas de educadores, artistas e curadores na contemporaneidade. Tem como objetivo a leitura dirigida e o debate de textos fundamentais, com a finalidade de mapear como as dimensões políticas e poéticas do pensamento do autor são a base para um conjunto de trabalhos e reflexões, produzidos nas intersecções entre arte e educação no Brasil e no mundo. Como o pensamento de Paulo Freire vem sendo apropriado e atualizado pelo campo da arte contemporânea? Nos interessa, neste projeto, olhar de forma mais aprofundada para aquilo que chamamos de influências – que é o uso e apropriação que esses agentes do campo da arte fazem desse pensamento. Como Paulo Freire é mobilizado e corrobora com as produções em arte e curadoria. E as traduções, que é olhar para como esse pensamento é ressignificado, de acordo com diferentes contextos e temporalidades, produzindo novos métodos e modos de pensar e criar, com base na pedagogia crítica. Acreditamos ainda que seja relevante questionar em que medida, ter artistas e curadores trabalhando com Paulo Freire, significa o estreitamento dos laços entre arte e educação? Se a educação também vem dialogando com as práticas artísticas, a partir das perspectivas oferecidas pela pedagogia crítica? Nesse sentido, é objetivo deste grupo reunir pessoas interessadas em estudar e debater de forma mais ampla um panorama de manifestações atuais (curadorias, exposições, etc.) e a produção de artistas contemporâneos que declaram e tomam partido da educação como seu fazer e da pedagogia de Paulo Freire como sua base.

Documento: Original

Procedência / Forma de Aquisição: Legado

Setor / Local: Ensino

Número de Registro: BREAVFS-0186

Analógico / Digital: Digital

Suporte: Eletrônico

Gestão: Fabio Szwarcwald

Série: Ensino

Subsérie: Projeto de pesquisa Paulo Freire, arte contemporânea e educação

URI: http://acervo.memorialage.com.br/xmlui/handle/123456789/14468

Fotografia
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