[Fotografia dos trabalhos expostos na biblioteca para o projeto 'Hospedando Lélia Gonzalez' Fabio Szwarcwald.

Fundo: Fabio Szwarcwald

Título: [Fotografia dos trabalhos expostos na biblioteca para o projeto 'Hospedando Lélia Gonzalez'

Data e Local: [03/2019], Rio de Janeiro, Brasil.

Espécie Documental: Fotografia

Condições de Acesso: Não Restrito

Cromia: COR

Formato: Pdf

Apoio / Realização: Ameav.

Curador: Curadora Residente da biblioteca: Tanja Baudoin. Bibliotecárias: Juliana Machado e Rubia Luiza.

Descrição de Conteúdo: Exposição na biblioteca com materiais da Memória Lage (acervo da escola) e o acervo da Lélia Gonzalez, e contribuições dos artistas contemporâneos Aline Besouro, Millena Lízia e Yhuri Cruz.

Participantes: Artistas: Aline Besouro, Millena Lízia e Yhuri Cruz.

Biografia: Em 1976, Lélia Gonzalez (1935-1994) iniciou o primeiro curso de cultura negra na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. O curso teve como foco a presença de artistas negros na arte brasileira e na cultura popular, trazendo questões de linguagem, religião, identidade e exclusão. Lélia Gonzalez foi antropóloga, professora de cultura Brasileira na PUC-RJ, política e defensora dos direitos humanos. Lélia era um símbolo muito importante para o movimento negro no Brasil, que publicou inúmeros artigos, dois livros, e ajudou a fundar instituições como o Movimento Negro Unificado (MNU), o Instituto de Pesquisas das Culturas Negras (IPCN), o Coletivo de Mulheres Negras N’Zinga e o Olodum. O projeto “Hospedando Lélia Gonzalez” visa dar atenção a esta figura e seu legado, pesquisando seu trabalho e idéias em relação à história da escola e seus investimentos no presente.

Documento: Original

Procedência / Forma de Aquisição: Legado

Setor / Local: Ensino

Número de Registro: BREAVFS-0177

Analógico / Digital: Digital

Suporte: Eletrônico

Gestão: Fabio Szwarcwald

Série: Ensino

Subsérie: Biblioteca | Centro de Documentação e Pesquisa

URI: http://acervo.memorialage.com.br/xmlui/handle/123456789/14459

Fotografia
Modos de visualização:
Navegação:
Ir à página: