[Clipping: Notícias que ocorreram antes da exposição queermuseu - 4ª parte] Fabio Szwarcwald.

Fundo: Fabio Szwarcwald

Título: [Clipping: Notícias que ocorreram antes da exposição queermuseu - 4ª parte]

Espécie Documental: Clipping

Condições de Acesso: Não Restrito

Cromia: COR

Formato: Pdf

Apoio / Realização: Escola de Artes visuais do parque lage, Ameav, Secretária de Estado de cultura.

Curador: Exposição: Gaudêncio Fidelis. Educativo: Ulisses Carrilho.

Descrição de Conteúdo: A exposição “Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira” é uma exposição que busca produzir um engajamento em torno de questões de expressão e identidade de gênero a partir de uma perspectiva de diversidade e diferença utilizando-se de uma inteligência estratégica queer. É a primeira exposição com esta envergadura que tem uma abordagem queer realizada no Brasil e a primeira na América Latina. A Queermuseu foi censurada e fechada pelo banco Santander, seu patrocinador e organizador em sua primeira apresentação em Porto Alegre, em 10 de setembro de 2017. Esta exposição é uma plataforma que busca criar um museu provisional, temporariamente concebido dentro de uma perspectiva metafórica, para questionar as prerrogativas do cânone artístico que se sabe excludente e seletivo. Trata-se de um projeto que se insere dentro de uma plataforma de investigação crítica e de um experimentalismo simétrico, em que as hierarquias são abandonadas em benefício da produção de conhecimento através da arte. Sendo assim, por meio de mecanismos de justaposição, as obras são colocadas lado a lado, em paralelo ou perpendicularidade, isoladas ou em pequenas ilhas constelacionais para problematizar um conjunto de questões artísticas inclinando-as para o universo queer. A exposição é constituída a partir de um conjunto de obras representativas de estilos, abordagens, inclinações e perspectivas estéticas e artísticas diversas, mesmo porque a diversidade da forma artística foi igualmente escolhida para constituir os cruzamentos que a exposição estabelece com um campo de proposições inclusivas. Através da forma e suas disputas no campo da história da arte que constroem um programa interdisciplinar com o universo LGBTQI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transvestigêneros, Queers, Intersexuais e além), o realinhamento de uma política da identidade e uma economia da forma que é agora condizente com concepções alcançadas de natureza conceitual, artística e criativa, foi criada a possibilidade para que a Queermuseu ofereça ao seu público uma experiência singular. A Queermuseu sofreu uma virada epistemológica a partir de seu fechamento e transformou-se em uma plataforma de luta em favor das liberdades fundamentais. Além disso, ele posicionou-se em contraponto a um pensamento normativo e antipatriarcal, assim como barrou em grande parte o avanço do fascismo e do fundamentalismo no país. Sua investigação a partir de uma visão não heteronormativa de curadoria ajustou-se rapidamente a essa vocação indiscutível da exposição, que inaugura de maneira definida o debate sobre gênero e sexualidade na vida pública brasileira. A Queermuseu tem uma visão descolonizada da arte, antinormativa e não heterocêntrica. Assim, ela foi concebida, constituindo uma visão de arte que privilegia uma concepção curatorial antiocurlarcentrista porque é baseada em uma dimensão transformacional de uma perspectiva crítica de pensamento que todas as exposições deveriam ter.

Participantes: Adriana Varejão; Alair Gomes; Alan Amorim; Alex Cerveny; Alfredo Volpi; Almandrade; Ana Flores; Ana Norogrando; André Petry; Angelina Agostini; Antônio Augusto Bueno; Antônio Caringi; Antonio Obá; Armando Queiroz; AVAF [ASSUME VIVID ASTRO FOCUS]; Beatriz Dagnese; Bia Leite; Cândido Portinari; Célio Braga; Christus Nóbrega; Cibele Vieira; Cibelle Cavalli Bastos; Cintia Ribas; Clovis Graciano; Constance Pinheiro; Danillo Villa; Deyson Gilbert; Didonet Thomaz; Dudi Maia Rosa; Edgard De Souza; Eduardo Cruz; Efigênia Rolim; Efrain Almeida; Erika Verzutti; Fabio Del Re; Felipe Scandelari; Fernando Baril; Fernando Bini; Flávio Cerqueira; Flávio De Carvalho; Gilberto Perin; Gilda Vogt; Guignard; Guttmann Bicho; Hudinilson Jr; João Faria Vianna; José Antônio Da Silva; Juliana Burigo; Kika Costa; Leonilson; Luiz Fernando Borges da Fonseca; Luiz Henrique Schwanke; Lygia Clark; Marcos Chaves; Mário Röhnelt; Maurício Bentes; Maurício Ianês; Milton Kurtz; Montez Magno; Nelson Boeira Faedrich; Nino Cais; Odires Mlászho; Otto Sulzbach; Paloma Bosquê; Paulo Osir; Pedro Américo; Roberto Cidade; Roberto Winter; Rodolpho Parigi; Rogério Nazari; Romanita Disconzi; Sandra Cinto; Sandro Ka; Sidney Amaral; Silvia Giordani; Suzana Lobo; Telmo Lanes; Téti Waldraff; Thiago Martins De Melo; Tony Camargo; Willian Santos; Yuri Firmeza.

Documento: Original

Procedência / Forma de Aquisição: Legado

Número de Registro: BREAVFS-0067

Analógico / Digital: Digital

Gestão: Fabio Szwarcwald

Série: Gestão

Subsérie: Material de divulgação

URI: http://acervo.memorialage.com.br/xmlui/handle/123456789/14349

Clipping
Modos de visualização:
Navegação:
Ir à página: